60 anos do Golpe

Um evento em São Paulo no último domingo (31) marcou os 60 anos do golpe que instaurou a ditadura civil-militar no Brasil.



Chamada de Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado, o ato teve início na antiga sede do DOI-Codi (Departamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna), na Rua Tutoia, na Vila Mariana. O evento foi organizado pelo Movimento Vozes do Silêncio, representado pelo Instituto Vladimir Herzog, e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, com apoio de diversas instituições.


Ainda sobre as fake news
A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou na última quarta-feira às plataformas digitais Facebook, X (antigo Twitter) e Kwai notificações extrajudiciais com pedido de remoção de publicações que utilizam desinformação para associar o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino ao deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) ou ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão, ambos presos por suspeita de envolvimento no assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSol) e de seu motorista, Anderson Gomes.


Conselho Federal da OAB aprova parecer contra PL que limita saída temporária
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou no último dia 25 um parecer que aponta a inconstitucionalidade, decorrente de violação dos direitos humanos, do projeto de lei 2.253, de 2022, que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84). A proposta prevê a produção de exame criminológico para progressão de regime e restrição ao benefício da saída temporária, a “saidinha”.


Plenário do STF retoma julgamento de processos da “pauta verde”
O Supremo Tribunal Federal retomou, no último dia 13, o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 54, ambas de relatoria da ministra Cármen Lúcia. As duas ações integram a chamada “pauta verde” e cobram a elaboração de um plano governamental para preservação dos biomas Amazônia e Pantanal e medidas de combate a incêndios nessas regiões.


Foro especial em pauta seis anos depois
O Supremo Tribunal Federal voltou a julgar, desde sexta-feira, o alcance do foro por prerrogativa de função. A análise irá até o dia 8 de abril, no plenário virtual da Corte. Em maio de 2018, o STF decidiu que deputados e senadores só devem responder a processos criminais na Corte se os fatos imputados ocorreram durante o mandato e têm relação com o exercício do cargo.


STF proíbe afastamento superior a 120 dias para deputados estaduais
Por unanimidade, o plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou trechos das Constituições de Mato Grosso e de Pernambuco que previam licença por prazo superior a 120 dias, sem remuneração, para que deputados estaduais tratassem de assuntos de interesse particular. Nas ADI 7.249 e ADI 7.254, a Corte fixou o entendimento de que o afastamento do deputado estadual por razões de interesse particular superior a 120 dias causa a perda do mandato eletivo.


Pedido de impeachment de Domingos Brazão
O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) protocolou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), um pedido de impeachment contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão.

 
No pedido, o PSol sustenta que a investigação da PF demonstrou que Domingos Brazão, em parceria com seu irmão, concebeu, idealizou, estruturou e levou a cabo o plano que culminou no assassinato de Marielle.

CNJ publica edital de concurso público para analistas e técnicos

O Conselho Nacional de Justiça publicou, na última quinta-feira, o edital de um concurso público para provimento de vagas e cadastro de reserva em cargos de analista e técnico judiciário. 


Este é o segundo certame para servidores promovido pela instituição, que busca pessoas para o desempenho de atividades administrativas e de fiscalização e de controle e aperfeiçoamento de políticas judiciárias. A remuneração inicial dos cargos de analista judiciário totaliza R$ 13.994,78 – já para os cargos de técnico judiciário, R$ 8.529,65.



​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Guilherme Pitaluga

POR

Guilherme Pitaluga

STF forma maioria para manutenção da prerrogativa de foro após saída do cargo
 Anterior

STF forma maioria para manutenção da prerrogativa de foro após saída do cargo


Ministro levanta sigilo de depoimentos em investigação de tentativa de golpe Próximo

Ministro levanta sigilo de depoimentos em investigação de tentativa de golpe

Guilherme Pitaluga